Solicite sua coleta

veja mais

Conheça
nossos serviços

O mais completo e diversificado para coleta, transporte e gerenciamento de residuos.

Coleta e destinação de resíduos

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS

O gerenciamento dos resíduos nas atividades industriais, hospitalares, de centros comerciais ou da construção civil é uma necessidade incontestável.  Requer não apenas a organização e a sistematização das fontes geradoras, mas, principalmente, uma maior conscientização sobre as responsabilidades individuais, inerentes a qualquer tipo de resíduo.

O descarte inadequado de resíduos gera sérios passivos ambientais. Além disso, a sociedade apresenta uma percepção cada vez maior sobre este tema, exigindo das empresas uma atuação responsável e cobrando por falhas ou eventuais danos causados. Por isso, é fundamental que as empresas e organizações efetivamente se preocupem com o controle da destinação, transporte, rastreabilidade e destino final de cada resíduo produzido.

A responsabilidade pela prevenção da geração de resíduos nos segmentos  industrial e comercial não deve ser observada apenas durante projetos específicos e processos produtivos, mas sim envolver toda a cadeia de produção, com uma análise cuidadosa de seu ciclo de vida.

A Via Limpa gerencia os resíduos gerados em estabelecimentos comerciais, industriais, empresas da área de construção civil e serviços de saúde, apresentando como ferramenta o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS). Esta ferramenta é um importante subsídio para a socialização do conhecimento dos processos legais e normativos que norteiam a questão, no sentido de minimizar os impactos à saúde e ao meio ambiente atribuídos aos resíduos. O Plano deve estar permanentemente atualizado, devendo ser revisto sempre que houver ou mudanças ou surgirem novas situações. 

Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos - PGRS

A Via Limpa elabora e implanta o PGRS, acompanhando todo o processo de tramitação, aprovação e renovações pelos órgãos ambientais, atendendo assim aos diversos setores, tais como:

INDÚSTRIAS / CENTRO COMERCIAS
- Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)
CONSTRUÇÃO CIVIL
- Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil  (PGRCC)
ESTABELECIMENTO DE SERVIÇOS DE SAÚDE
- Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS)

Como funciona

Nesse trabalho, a Via Limpa faz uma radiografia da empresa, mapeando todos os resíduos gerados a partir dos processos produtivos e classificando-os quanto ao seu grau de risco e contaminação do meio ambiente.

Em seguida, faz um diagnóstico, orientando a empresa sobre como eliminar desperdícios e reduzir a produção de resíduos, se possível com a adoção de técnicas de reciclagem. Também aponta a destinação mais indicada para os resíduos gerados, assegurando seu transporte e destinação adequados.

As empresas podem contar, ainda, com outros serviços, que a ajudam a executar de forma eficaz seu plano de gerenciamento de resíduos. Entre eles, visitas de técnicos ambientais para monitoramento do trabalho e o apoio de auxiliares de serviços gerais, para organizar e separar os diversos tipos de resíduos recicláveis, utilizando, se necessário, equipamentos como prensas e trituradores, dentro do padrão de qualidade da Via Limpa.

 Para mais informações ou para obter uma proposta da Via Limpa, clique aqui